2010-06-06

12 de Junho de 2010 - Salreu

Parte integrante da Ria de Aveiro, a região do Baixo Vouga Lagunar abrange uma área de cerca de 4600 hectares abrangendo os Concelhos de Aveiro, Estarreja e Albergaria-a-Velha. Esta área foi desde cedo explorada e modelada pelo homem que, atraído pelos seus inúmeros recursos naturais, aí se fixou.

Como resultado desta secular relação, a área adquiriu uma enorme diversidade de habitats que acolhem uma valiosa comunidade faunística e florística, tornando-se detentora de um inestimável Património Natural.

Salreu deriva de "Sal a reu" isto é sal com fartura - noutras épocas, com a diferente configuração da Ria de Aveiro, teriam existido salinas nesta região e que, pela sua importância económica, fizeram surgir o núcleo habitacional de Salreu.

O Percurso de Salreu, de 8,5km, atravessa áreas designadas por sapal e paul, bem como terrenos de cultivo, essencialmente arrozais, de enorme beleza. Ao percorrê-lo poderá apreciar alguns dos mistérios da vida selvagem, tendo apenas, para isso, que prestar alguma atenção. Repare nos detalhes mais subtis, escute o distante canto do rouxinol, ouça o restolhar entre as ervas, observe o imponente voo da cegonha e deslumbre-se com a paisagem.

Dificuldade: Baixa

Tipo: circular

Ponto de encontro: centro de Interpretação de Salreu, 10 am

  • Levar Pic-Nic e água
  • Chapéu

ecoturismo.09@gmail.com



Inicia-se junto ao centro de Interpretação de Salreu

De carro: Se vier de Aveiro, basta seguir a IP5 até à saída de Estarreja. Depois, siga pela EN109 até Salreu, onde encontrará a saída "Percurso de Salreu-BioRia". Se vier do Norte, pela A1 ou pela A29 (IC1), ou do Sul, pela A1, encontrará também uma saída para Estarreja. Entre na EN109 e, após passar pelo centro desta bela cidade, continue para Sul em direcção a Aveiro.

2 Comments:

At 3:06 da tarde, Blogger Tintim por Tintim said...

Parece que há um erro grave na data:
NÃO SERÁ 12 DE JUNHO DE 2010 ?
Vivendo em Estarreja e conhecendo bem os percursos BioRia também poderei juntar-me ao v/grupo?
J Pinho
jmpinho@gmail.com

 
At 12:14 da manhã, Blogger Felgueiras ý Alão said...

Obrigado pela correcção. Só hoje vi.

O percurso foi fantástico. Vimos imensas garças vermelhas... o que me deixou de boca aberta.!

R

 

Enviar um comentário

<< Home